A Cimetech Engenharia Ind. e Com. atua em Montagem de Quadros Elétricos e Quadros de Automação em instalações industriais e prediais para as mais variadas finalidades. Fazemos a montagem des de QGBTs (Quadro Geral de Baixa Tensão), Quadros de Distribuição Elétrica, Bancos de Capacitores, Quadros de Comando e Acionamento de motores, bombas e demais equipamentos, Quadros de Automação para equipamentos, intertravamentos, etc. Projetamos e Montamos também quadros específicos para atender a necessidade do cliente.
Um breve resumo sobre Montagem de Quadros Elétricos e Quadros de Automação...
O quadro elétrico é um dispositivo necessário para todas as indústrias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Esse equipamento, aparentemente simples, desempenha uma função primordial para o bom funcionamento de uma corporação.
Para que esse produto seja instalado em determinado local, é necessário que o cliente procure uma empresa especializada em montagem de quadros elétricos. Essas corporações conhecem a fundo essa estrutura e sabem como deve ser a sua aplicação.
Mas, antes de contratar esse serviço, é indicado que o interessado busque mais informações sobre o processo de montagem de quadros elétricos. Assim, ele saberá o que buscar e procurar no momento da contratação.
Um quadro de distribuição é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-las a um ou mais circuitos. Destinado a abrigar um ou mais dispositivos de proteção e/ou manobra e a conexão de condutores elétricos interligados a eles, a fim de distribuir a energia elétrica aos diversos circuitos. Em qualquer instalação elétrica, devemos saber como realizar os procedimentos correspondentes à execução de um projeto elaborado previamente, em conformidade com as especificações previstas na NBR 5410 (norma que regulamenta as instalações elétricas em baixa tensão) e NR-10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade).
No caminho até os interruptores e tomadas, essa energia passa pelo quadro de medição que está associado a um equipamento o qual mede o consumo mensal (medidor) e daí então chega através de um ramal de entrada ao chamado quadro de distribuição de onde partirão os circuitos que irão alimentar pontos de luz (ou lâmpadas), interruptores para acionamento das lâmpadas (comandos), tomadas que fornecerão energia aos aparelhos eletroeletrônicos a elas plugados, além de cargas cuja potência é considerada elevada como chuveiros elétricos, máquinas de lavar, forno micro-ondas, etc.
Os disjuntores conforme vimos, servem para proteger os circuitos que alimentam as cargas em todo o ambiente (seja residencial ou comercial). Existem dois barramentos contendo os condutores neutro e de proteção aonde o primeiro deve estar isolado eletricamente do quadro de distribuição e o segundo (de proteção) deve estar acoplado a ele, constituindo portanto a proteção dos circuitos contra choques no contato indevido com superfícies conduzindo energia, sendo que este encontra-se ligado ao aterramento geral da instalação.
A automação de quadros elétricos é o sistema pelo qual os mecanismos de seu quadro são adaptados para se tornarem capazes de controlar o seu próprio funcionamento, passando a realizar de maneira automática tarefas que sejam de alta complexidade, ou que necessitem de repetições contínuas, entre outros tipos de casos em que não compensa atribuir sua execução à mão de obra humana. Através dessa automação, você permite que a sua empresa explore ao máximo os recursos tecnológicos de seu quadro elétrico e permite que o seu pessoal dedique sua força de trabalho nos pontos do processo em que ela é realmente indispensável. Através de todos esses fatores, a automação de quadros elétricos daCimetech Engenharia Ind. e Com. garante uma expressiva melhora na produtividade de sua empresa.