A Cimetech Engenharia Ind. e Com. atua em Projetos e Execução de Subestações e Redes de Baixa e Media Tensão para atender a instalações industriais e prediais que possuem carga instalada acima de 75 kW onde devido a demanda há a necessidade de ser instalada uma subestação particular para atendimento do empreendimento. Quando se é necessário a instalação de uma subestação há também a necessidade de se fazer um complemento na rede de média tensão, ou até mesmo uma extensão de rede de alguns quilometros, para que a rede possa chegar até o transformador para que a tensão seja abaixada das tensões primárias 69 kV, 34,5 kV, 13,8 kV para as tensões de uso 220 V, 380 V e 440 V.
Um breve resumo sobre Subestações e Redes de Baixa e Media Tensão...
Distribuição de energia elétrica
Em engenharia eletrotécnica, distribuição de energia elétrica ou distribuição de eletricidade é a etapa final no fornecimento de energia elétrica é a parte do sistema elétrico ligado ao subsistema de transmissão, através do qual faz-se a entrega da energia elétrica aos consumidores, tendo início numa subestação (distribuição primária em média tensão) ou num posto de transformação (distribuição secundária em baixa tensão). Na prática é visível através de ramificações de cabos elétricos ao longo de ruas, levando a energia aos consumidores conectados ao sistema elétrico.
As subestações de distribuição ligam-se ao sistema de transmissão e reduzem a tensão de transmissão para uma tensão média entre 2 kV e 35 kV com o uso dos transformadores. As linhas de distribuição primária transportam a média tensão até aos transformadores de distribuição localizados próximos às instalações do cliente. Transformadores de distribuição novamente diminuem esta tensão para a sua utilização por eletrodomésticos e normalmente alimentam vários clientes através de linhas de distribuição secundária com níveis de baixa tensão. Clientes comerciais e residenciais estão conectados às linhas de distribuição secundária por meio de quedas de serviço. Os clientes que exigem uma quantidade muito maior de energia (clientes industriais) podem ser conectados diretamente ao nível de distribuição primária ou ao nível de subtransmissão.
A distribuição de energia elétrica e outros processos ligados a este sistema são de responsabilidade das empresas de distribuição local, e pode ser feita através de redes aéreas usando postes, isto é normal em zonas rurais e suburbanas, ou redes subterrâneas, em que cabos elétricos são instalados sob o solo no interior de dutos subterrâneos, isto é comum em zonas urbanas e zonas rurais em que os regulamentos de segurança exijam.